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31/07

A autorização da teleconsulta em 2020

Autor: DotSE Categoria: Saúde Tags: Sistemas Inteligentes, Saúde, Digital,

Com a pandemia do novo coronavírus, a telemedicina no Brasil foi autorizada pelo Ministério da Saúde. As teleconsultas, uma das modalidades da telemedicina, eram permitidas para algumas áreas da saúde, como fonoaudiologia, psicologia e enfermagem, em condições específicas ou com algumas restrições. Agora, os serviços abrangem todas as especialidades médicas.


A Associação Médica Brasileira (AMB), em carta publicada em abril, acredita que “a incorporação de novas tecnologias à medicina é um caminho sem volta e que esse avanço pode ser muito positivo, desde que disciplinado por diretrizes responsáveis com foco no fortalecimento da relação médico-paciente”. 


A teleconsulta dá apoio para a medicina tradicional, sendo uma alternativa à descentralização e à melhoria do acesso ao atendimento médico, permitindo reduzir custos e tempo de deslocamento dos pacientes.


Através da criptografia, é possível garantir que apenas os médicos e profissionais envolvidos no processo da teleconsulta recebam os dados do paciente. O risco de haver vazamento de informações sobre os pacientes sempre foi um fator de questionamentos.


A telemedicina e seus benefícios


A telemedicina engloba várias áreas de atuação. Na teleorientação o médico pode oferecer orientação a distância e encaminhar pacientes ao isolamento. No telemonitoramento, o médico pode monitorar os parâmetros de saúde e de avanço de doenças em pacientes. E na teleinterconsulta, médicos podem trocar informações e opiniões que auxiliem em um diagnóstico ou tratamento.


A telemedicina é um processo avançado para monitoramento de pacientes, troca de informações médicas e análise de resultados de diferentes exames. Estes exames são avaliados e entregues de forma digital. Ela surgiu nos anos 1950, mas teve avanços significativos a partir da década de 1990, com o surgimento da internet.


O Conselho Federal de Medicina define a Telemedicina como “o exercício da Medicina que utiliza metodologias interativas de comunicação audiovisual e de dados, com o objetivo de assistência, educação e pesquisa em Saúde”. 


Por meio da telemedicina, os especialistas conseguem acessar os exames de qualquer lugar do país, utilizando computadores e dispositivos móveis, como smartphones e tablets conectados à internet.



A telemedicina, aplicada à saúde pública, é denominada como telessaúde, que possui a principal missão de romper obstáculos geográficos com o uso da tecnologia. A telessaúde tem mesma origem e finalidade, mas abrange outras áreas de saúde além da medicina. Seu desenvolvimento no Brasil foi marcado por iniciativas isoladas nas décadas de 1980 e 1990, contudo esforços concretos do Ministério da Saúde ocorreram a partir de 2005.


Em 2006, o governo lançou o Projeto Nacional de Telessaúde que mais tarde se tornou o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes. Ele funciona a partir de núcleos estaduais, intermunicipais e regionais, que desenvolvem e ofertam serviços específicos para trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS).


São muitos debates em torno da telemedicina e o uso da teleconsulta. Durante a pandemia, quase 500 mil pessoas já foram atendidas a distância pelos serviços de teleconsulta do Sistema Único de Saúde.


Agora, teremos que esperar para sabermos se a liberação irá ser mantida após a pandemia. Mas o que sabemos neste momento, é que a teleconsulta pode ajudar muitas pessoas se for realizada por profissionais responsáveis e com um programa seguro para isso.


O sistema DotClinic pode te auxiliar em suas teleconsultas. Pelo sistema DotClinic, você pode realizar consultas por vídeochamada com seus pacientes de forma simples e segura. Nossa função de vídeochamada é fácil de usar.


Durante a chamada, o (a) doutor (a) consegue utilizar as outras funções de nosso sistema, como a parte de exames e o prontuário médico. Que tal organizar suas consultas online com um sistema gratuito por 15 dias?


E você, o que acha da telemedicina? Já utilizou desse meio para atender seus pacientes? 

Entre em contato com a gente. Estamos à disposição para te ajudar.





Fontes, estudos e informações complementares:


A liberação da telemedicina para conter o coronavírus


Ministério da saúde já atendeu 471, 6 mil pessoas a distância


A era da consulta virtual


Telemedicina e teleconsulta por um avanço sem retrocessos


Teleconsulta: uma Revisão Integrativa da Interação Médico-Paciente Mediada pela Tecnologia


Telemedicina: Uma ferramenta para ampliar o acesso à assistência em saúde no Brasil


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