Blog DotClinic

Medicina dos 4 P’s: transformação dos paradigmas da saúde

Autor: DotSE Categoria: Saúde Tags: Gestão de Clínicas, Saúde,

A Medicina convencional está cada vez mais dando espaço à Medicina dos 4P”s. Criada pela Sociedade Europeia de Medicina Preventiva há quase uma década, as quatro formas de se lidar com a saúde surgem com o  objetivo de criar um sistema de saúde com foco na pesquisa e na prevenção, e não mais no tratamento e na cura.

Essencial para que o sistema de saúde se transformasse, a Inteligência Artificial (IA) é uma das ferramentas que traz importante apoio na prevenção e diagnóstico precoce de doenças. Outra delas é a Internet das Coisas (IoT, em inglês, Internet of Things), que possibilita a criação de dispositivos vestíveis para monitorar sinais vitais.

Conheça agora os 4P’s da Medicina e saiba quais são suas funções:

Medicina Preventiva: evita que o paciente adoeça através da adoção de medidas que previnam as doenças ou possíveis males;

Medicina Preditiva: prevê doenças que podem aparecer ao longo da vida do paciente por meio de recursos médicos e tecnológicos, com base em mapeamento populacional e investigação genética;

Medicina Participativa: humaniza a relação entre médico, paciente e sociedade em geral e estimula a participação ativa do indivíduo no cuidado com sua própria saúde;

Medicina Personalizada: atende de forma individualizada o paciente, conforme suas necessidades.

A Medicina dos 4P’s promove a qualidade de vida da população. Quanto maior for a adoção destes métodos, ancorados pelas tecnologias, maior são as chances de se diagnosticar precocemente doenças e aumentar a expectativa de vida das pessoas. Além disso, reduz-se os custos relacionados ao tratamento de males, como tratamentos, medicamentos e internações. Os 4P’s da Medicina têm grande potencial de transformação da Medicina convencional e estão modificando os paradigmas da saúde!

Fonte: T&N Seguros e Benefícios

Deixe seu Comentário