Blog DotClinic

02/06

Como saber se meus pacientes estão satisfeitos com o atendimento de minha clínica ou consultório?

Autor: DotSE Categoria: Atendimento Tags: Gestão de Clínicas, Sistemas Inteligentes, Atendimento,

Devido a rotina das clínicas e consultórios, o processo de avaliação do atendimento muitas vezes é deixado de lado. Mas fazer uma pesquisa periódica para saber a satisfação dos seus pacientes é importante para o sucesso de sua clínica ou consultório.

Lembre-se: o atendimento não é apenas a consulta. O telefonema do paciente para a clínica, a espera da consulta, a consulta e a pós consulta, fazem parte do processo que engloba o atendimento.


Você sabe como implementar uma pesquisa de satisfação?

Primeiramente, é aconselhável que esta pesquisa seja feita em um momento estabelecido com o paciente, ou por telefone, ou por e-mail, ou até mesmo por WhatsApp, para que não haja nenhuma interferência momentânea na opinião do paciente, como a pressa ou a insatisfação por esperar.

E para que a pesquisa não se torne algo massante, é importante que as perguntas sejam as mais objetivas possíveis, claras, curtas e fáceis de responder.


Para te ajudar, separamos algumas possíveis perguntas:

Qual foi o tipo da sua consulta?

O atendimento na recepção foi simpático e solícito?

O tempo de espera para a consulta foi dentro do esperado?

Você indicaria o médico a outras pessoas?

O tempo de consulta foi adequado?

O ambiente do consultório/clínica te passou a sensação de conforto, limpeza e segurança?

O médico forneceu informação detalhada sobre seus sintomas e formas de tratamento?

O médico soube ouvir, responder e esclarecer seus questionamentos durante o transcorrer da consulta?

Quanto tempo esperou para agendar sua consulta?

O que achou do nosso cafezinho?

Que nota você daria para limpeza e higiene dos banheiros?

Você pode também, fazer apenas uma pergunta: “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria nosso serviço para um amigo ou familiar?“.

A realização da pesquisa de satisfação dos pacientes pode te disponibilizar boas informações para você promover melhorias no atendimento. E é importante que elas sejam feitas o mais rápido possível, pois seu paciente irá notar a preocupação da clínica ou consultório em oferecer um atendimento cada vez melhor.

Por isso, o médico deve estar alinhado com sua equipe, para que todos os funcionários também se sintam à vontade para apontar melhorias e, consequentemente, o médico também poder instigar a melhoraria em cada um.

O sistema DotClinic pode te ajudar a melhorar o atendimento e a organização dos processos em sua clínica ou consultório. Entre em contato com a gente. Ficaremos felizes em te ajudar.

☎️ 49 3324 1430


Compartilhe

Deixe seu Comentário