Devido a rotina das clínicas e consultórios, o processo de avaliação do atendimento muitas vezes é deixado de lado. Mas fazer uma pesquisa periódica para saber a satisfação dos seus pacientes é importante para o sucesso de sua clínica ou consultório.
Lembre-se: o atendimento não é apenas a consulta. O telefonema do paciente para a clínica, a espera da consulta, a consulta e a pós consulta, fazem parte do processo que engloba o atendimento.
Você sabe como implementar uma pesquisa de satisfação?
Primeiramente, é aconselhável que esta pesquisa seja feita em um momento estabelecido com o paciente, ou por telefone, ou por e-mail, ou até mesmo por WhatsApp, para que não haja nenhuma interferência momentânea na opinião do paciente, como a pressa ou a insatisfação por esperar.
E para que a pesquisa não se torne algo massante, é importante que as perguntas sejam as mais objetivas possíveis, claras, curtas e fáceis de responder.
Para te ajudar, separamos algumas possíveis perguntas:
Qual foi o tipo da sua consulta?
O atendimento na recepção foi simpático e solícito?
O tempo de espera para a consulta foi dentro do esperado?
Você indicaria o médico a outras pessoas?
O tempo de consulta foi adequado?
O ambiente do consultório/clínica te passou a sensação de conforto, limpeza e segurança?
O médico forneceu informação detalhada sobre seus sintomas e formas de tratamento?
O médico soube ouvir, responder e esclarecer seus questionamentos durante o transcorrer da consulta?
Quanto tempo esperou para agendar sua consulta?
O que achou do nosso cafezinho?
Que nota você daria para limpeza e higiene dos banheiros?
Você pode também, fazer apenas uma pergunta: “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria nosso serviço para um amigo ou familiar?“.
A realização da pesquisa de satisfação dos pacientes pode te disponibilizar boas informações para você promover melhorias no atendimento. E é importante que elas sejam feitas o mais rápido possível, pois seu paciente irá notar a preocupação da clínica ou consultório em oferecer um atendimento cada vez melhor.
Por isso, o médico deve estar alinhado com sua equipe, para que todos os funcionários também se sintam à vontade para apontar melhorias e, consequentemente, o médico também poder instigar a melhoraria em cada um.
O sistema DotClinic pode te ajudar a melhorar o atendimento e a organização dos processos em sua clínica ou consultório. Entre em contato com a gente. Ficaremos felizes em te ajudar.
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Publicado em 31/07
Publicado em 28/06