Blog DotClinic

Novembro Azul: o importante não é a cor, é se cuidar!

Autor: DotSE Categoria: Saúde Tags: Saúde, Prevenção,

O Outubro Rosa já passou e agora é vez do Novembro Azul, afinal, homens e mulheres devem cuidar da saúde. Por mais que seja dedicado um mês para cada causa, todo dia é dia de cuidar da vida! O Novembro Azul é um movimento mundial ocorrido no mês de novembro que reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

De acordo com a Fundação do Câncer, as maiores vítimas de câncer de próstata são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a doença é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. A cada 38 minutos, devido ao câncer de próstata, um homem morre no Brasil.

Você sabe o que é a próstata?

É uma glândula masculina localizada abaixo da bexiga e à frente do reto. E como se desenvolve o câncer? Algumas células podem se desenvolver e multiplicar de forma anormal durante o funcionamento da glândula, provocando o surgimento de um tumor. É preciso estar em alerta!

Na fase inicial, a doença apresenta poucos sintomas e pode, inclusive, não apresentá-los. Se você tem dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite, fique atento. Já na fase avançada, dor nos ossos, infecção generalizada, insuficiência renal e presença de sangue na urina e no sêmen podem surgir. Caso apresente alguns destes sintomas, é indicado procurar o médico! Quanto mais precoce for diagnosticado o câncer de próstata, mais são as chances de cura.

Como tratar o câncer de próstata?

Se o tumor for de baixa agressividade, é possível fazer periodicamente o monitoramento da evolução da doença e intervir, se necessário. Já em casos mais avançados, segundo a Fundação do Câncer, a melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida..

A prevenção é essencial!

As formas de se identificar o câncer de próstata são:

Toque retal: o(a) urologista introduz o dedo indicador no ânus do paciente para sentir a próstata; Permite avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos;

PSA (antígeno prostático específico): coleta de sangue realizada para acompanhar as alterações específicas da próstata;

Se os exames de toque retal e de sangue apresentarem irregularidades, é feita a biópsia - retirada e análise de fragmentos da glândula  para análise aprofundada - para confirmar a suspeita da doença.

Hábitos saudáveis diminuem o risco de câncer de próstata. A Fundação do Câncer recomenda:

-- Manter uma alimentação saudável e equilibrada;

-- Não fumar;

-- Identificar e tratar adequadamente a pressão alta, diabetes e problemas de colesterol;

-- Manter um peso saudável;

-- Praticar regularmente atividades físicas.

Se você é homem e possui fatores de risco da doença, como histórico familiar de câncer de próstata e tem a partir de 45 anos, procure um urologista e previna-se, mesmo que não apresente sintomas! Tem 50 anos ou mais e não possui fatores, nem sintomas? Vá ao médico também! E lembre-se: o exame preventivo deve ser feito anualmente! Cuidar da saúde deve ser prioridade!

Fontes: Fundação do Câncer; Biblioteca Virtual em Saúde - Ministério da Saúde

Deixe seu Comentário