Blog DotClinic

09/01

Gestão financeira: saiba como ter as contas da sua clínica em dia!

Autor: DotSE Categoria: Financeiro Tags: Gestão de Clínicas, Sistemas Inteligentes, Saúde,

Já é consenso que uma gestão eficiente do setor financeiro de qualquer empresa é imprescindível para a continuidade de sua existência, não é mesmo? A lógica serve também para clínicas e consultórios. Mas vamos combinar que o controle das finanças não é uma tarefa fácil! Sabendo disso, nós preparamos este artigo, com dicas de como otimizar o controle financeiro de sua clínica/consultório. Acompanhe! 😁  

Crie o fluxo de caixa!

No livro caixa, registram-se todas as movimentações financeiras do estabelecimento. Assim, você controla e passa as informações para o fluxo de caixa, onde será feita a análise de todos os custos e todos os rendimentos. Após o lançamento dos dados no livro caixa, atualize o fluxo de caixa todos os dias.

A organização do fluxo de caixa também é importante! Primeiro, você precisa definir o período do fluxo de caixa, que não deve ser longo demais. O fluxo de caixa pode ser realizado mês a mês, como é feito na maioria das vezes. Também é fundamental distinguir receitas de despesas, para que sejam visualizadas com facilidade. Se você utilizar a planilha eletrônica, por exemplo, pode definir cores para diferenciá-las.

Identifique as movimentações financeiras periódicas e registre-as na data determinada. Assim, é possível prever recebimentos e pagamentos. Além disso, registre também as contas a pagar e a receber. Isso inclui aluguel, energia, telefonia e lançamentos de contas a receber, como convênios. Considerando as entradas e saídas, você irá saber de antemão o saldo futuro e terá maior segurança. 

Classifique categorias de receitas e despesas! 

Criar categorias relacionadas às entradas e saídas é essencial para manter o controle e equilíbrio do setor financeiro de uma clínica/consultório. Afinal, além das despesas e receitas fixas - como impostos e planos de saúde - , também há os variáveis - compra de equipamentos e consultas esporádicas, por exemplo. Detalhando os tipos de entrada e saídas fica muito mais fácil! 


Separe gastos profissionais e pessoais!

Quando as despesas e receitas da clínica misturam-se com as do (a) profissional, fica complicado saber o rendimento mensal de cada parte. Por isso, é necessário fazer o controle financeiro da clínica separado do pessoal. O controle das finanças pessoais pode ser feito da mesma forma que é realizado no estabelecimento. Assim, será fácil identificar em que aspectos pode-se aplicar investimentos e cortar gastos desnecessários. 


Contrate uma assessoria contábil especializada!

A vida de um profissional é regida por leis. Cuidar do atendimento e da questão financeira de clínicas e consultórios acaba o sobrecarregando. Para lhe ajudar, contrate uma assessoria contábil especializada em contabilidade para clínicas e consultórios médicos. Ela irá lhe orientar em relação aos lançamentos de entradas e saídas do seu livro caixa pessoal e o da empresa.


Conte com um sistema de gestão!

Para organizar suas atividades de forma intuitiva e eficaz, a melhor estratégia é contar com uma ferramenta que automatize os processos. Se você procura um sistema simples, funcional e seguro, nós podemos te ajudar! Conheça nosso sistema de gestão para clínicas e consultórios, o DotClinic! Fazer a gestão financeira, de documentos, medicamentos, prontuário eletrônico e estoque, além de outras funcionalidades, será muito mais prático com o DotClinic! Entre em contato com a gente: 49 33241430. 😉

Fonte: Revista Exame 


Compartilhe

Deixe seu Comentário

Posts Relacionados

Nenhum post relacionado na categoria Financeiro